FLOR DE LIS

Descubra tudo o que você precisa saber sobre a flor-de-lis

Flor-de-lis é a representação de um lírio utilizado antigamente nos brasões e escudos da realeza francesa, associada em especial ao rei Luis VIII, quem a utilizou primeiramente em um sinete.flor-de-lis

A flor-de-lis é símbolo de poder, soberania, honra e lealdade, assim como de pureza de corpo e alma. É um símbolo usado no escotismo, na maçonaria, na alquimia e em algumas religiões.

A boa notícia? Você pode cultivá-la em sua casa com menos esforço do que imagina. Para isso, aprenda a seguir tudo o que você precisa conhecer sobre a flor-de-lis.

 

ORIGEM

A flor-de-lis é originalmente vinda do México e também pode ser encontrada na Guatemala. Devido à sua origem, é uma flor que normalmente suporta bem climas mais quentes e temperaturas mais elevadas, assim como níveis de umidade acima da média.

Além disso, é uma flor que comumente aparece em solos rochosos ou mais secos e, com isso, é considerada uma flor que nasce mesmo em condições adversas. Normalmente é vermelha e aparece solitária, sendo composta por uma única flor com quatro pétalas pontiagudas. Essas pétalas são mais abertas e revelam seus pistilos amarelados.

 

FLOR-DE-LIS x ÍRIS

Existe uma confusão muito comum quando se fala em flor-de-lis já que ela comumente é dita como o segundo nome da flor íris. A verdade, entretanto, é que nem sempre essa associação é correta, já que a flor-de-lis é especificamente vermelha, com pétalas mais finas e mais pontiagudas. Enquanto isso, a íris conta com flores mais largas, suaves, menores e macias, além de normalmente aparecer em tons como branco, azul ou roxo.

Essa confusão se deve basicamente ao fato de que a palavra “lis” está fortemente associada ao lírio e à própria íris, causando a dúvida. Por isso, embora o senso comum diga que flor-de-lis e íris são a mesma coisa, a verdade é que são flores distintas. Assim, uma íris pode ser uma flor-de-lis, mas tem toda flor-de-lis é uma íris.

 

O SIMBOLISMO

A flor-de-lis é uma das flores mais utilizadas em simbologia ao longo de todos os séculos. Isso se deve principalmente ao mistério que essa flor traz consigo e que, portanto, desperta curiosidade nas pessoas.

Um dos principais símbolos associados à flor-de-lis é o de nobreza. Apropriada por Louis VII, rei da França no século XII, o seu uso diz respeito à nobreza da realeza e por isso é um símbolo que sempre foi utilizado em brasões e emblemas mais nobres. Junto da cruz, águia e do leão, é o elemento mais utilizado em brasões ao longo de toda a história.

Além disso, a flor-de-lis também tem um forte significado associado a diversas mitologias, como a grega ou romana. Também há uma vertente que acredita que a flor-de-lis se originou da flor de lótus, no Egito, que também é famosa e carregada de simbolismos diversos.

A pétala central apontada para o alto também é vista como uma indicação para o Norte. Por isso, além de trazer o significado de melhora e desenvolvimento, essa flor também é o símbolo do movimento escoteiro. Com isso, ela representa também a lealdade, o altruísmo e a abdicação em favor da outra pessoa.

Muitas vezes, ela também é vista como um símbolo de resistência, já que nasce em locais adversos. Ao mesmo tempo, portanto, essa flor simboliza a guerra e a paz, a nobreza e a simplicidade, o antigo e o atual, gerando interpretações diversas para cada caso.

 

NA MEDICINA

Por ter rizoma, a flor-de-lis também é uma planta que pode ser utilizado na medicina natural ou mesmo na homeopatia. Embora seus efeitos não sejam amplamente comprovados cientificamente, é bem verdade que essa flor é bastante utilizada em alguns casos específicos.

Suas propriedades incluem propriedades anti-inflamatórias, laxantes e diuréticas. Por isso, o rizoma seco é muito utilizado para tratar a constipação intestinal, também conhecida como prisão de ventre.

Sua função tônica também ajuda no tratamento de problemas de pele, como a acne, eczema ou psoríase. Nesses casos, normalmente ocorre a lavagem com folhas e raízes.

A propriedade diurética, por sua vez, ajuda a limpar o sangue e a eliminar as toxinas de maneira mais eficiente.

Usada em excesso, entretanto, essa flor pode causar enjoos, problemas faciais e mesmo dermatite de contato. Por isso, o uso seguro é feito apenas consultando*-se um profissional especializado, como um fitoterapeuta.

CULTIVO

Por ser muito resistente, essa flor é facilmente cultivada em locais muito secos ou com baixa umidade. Seja como for, o solo precisa ter boa drenagem por causa do rizoma, que não pode ficar úmido ou muito menos encharcado.

Quanto ao plantio, ele é feito através de bulbos e o rizoma deve ser deixado parcialmente para fora da terra. Também é necessário que o solo receba material orgânico e a flor pode ser cultivada tanto no chão quanto em vasos unitários.

A rega possui frequência recomendada de dias alternados, ou seja, dia sim, dia não. Ainda assim, é preciso tomar cuidado com o encharcamento do solo, sendo necessário suspender as regas caso o solo apresente problemas de drenagem.

Além disso, a rega não deve ser feita no período de floração, já que a planta está mais suscetível a absorver uma quantidade excessiva de água, o que pode fazer com que o rizoma acabe apodrecendo e a planta, morrendo.

Quanto à luminosidade, é indispensável que a planta fique preferencialmente à meia sombra. Com iluminação solar direta e constante ela pode até se desenvolver, mas há riscos maiores de que as flores e folhas acabem murchando mais rapidamente.

Por ser uma flor do tipo perene, os bulbos devem ser recolhidos no inverno se forem comuns geadas, já que isso pode fazer com que o bulbo apodreça. Com isso, o replantio deve se dar na primavera e é possível utilizar fertilizantes para ajudar a estimular a flor.

Símbolo amplamente conhecido em todo o mundo, a flor-de-lis possui características que fazem dela uma flor única, misteriosa e, ao mesmo tempo, simples de ser cuidada. Trazendo o significado de força, resistência, nobreza e lealdade, essa pode ser uma ótima adição para o seu jardim com suas flores vermelhas e intensas que acendem o ambiente

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s